Tratamento de resíduos de efluentes industriais



Os processos de tratamento de efluentes visam reduzir os contaminantes ali presentes, para que as águas possam ser lançadas em corpos d’agua ou redes coletoras de esgotos, ou até mesmos reutilizadas.

Emulsões em meio aquoso de óleos solúveis minerais, semi-sintéticos, sintéticos e de lubrificantes grafitados, oleosas provenientes da estação de tratamento, águas de lavagens em geral (pisos, peças, caixa, reatores, equipamentos, etc.) contaminados com óleos industriais, soluções desengraxantes, decapantes e desmoldantes e água de cabine de pintura são alguns tipos de efluentes que precisam de tratamento.

A água pode ser usada pela indústria de diversas maneiras: na incorporação ao produto, lavagens de máquinas, tubulações e pisos, nos sistemas de resfriamento e geradores de vapor, no próprio processo industrial e nos vasos sanitários. Os efluentes líquidos industriais ou água de resíduos, precisam ser tratados, uma vez que são contaminados com resíduos dos processos produtivos.

O tratamento de efluentes industriais ideal é indicado de acordo com a carga poluidora e presença de contaminantes. Apenas especialistas podem avaliar e realizar a coleta de amostras para análise de diversos parâmetros que representam a carga orgânica e a carga tóxica dos efluentes.